logo

Os 8 melhores bairros de Porto Alegre para morar

Bairros ideais para morar, investir ou trabalhar em Porto Alegre. Saiba mais sobre walkability e o porquê de ser um indicador importante de modernidade e qualidade de vida.


 

Além da beleza, Porto Alegre também é conhecida por ter ótimos bairros residenciais que mesclam a cultura e tradição gaúcha com o desenvolvimento urbano. Confira 8 importantes bairros da capital gaúcha e o walkability como um importante indicador de qualidade.   

 

O walkability, ou “caminhabilidade” em português, avalia a percepção de um indivíduo sobre o próprio bairro, somado a outras características externas como, infraestrutura, gastronomia; supermercados; shopping e centro comerciais, conveniências, parques, escolas, cultura e entretenimento, além da própria segurança em caminhar pelo bairro e acessibilidade a transportes sustentáveis, como bicicletas.

 

Esta classificação é somada pelo walk score, que após avaliar o bairro, determina uma nota de 1 a 100.

 

Veja o exemplo do Walk Score do bairro Rio Branco:

 (walk score – bairro Rio Branco, Porto Alegre-RS)

 

1) Rio Branco

Walkability: 99

 

É um bairro tradicional da capital, proporcionando uma alta qualidade de vida aos moradores. Seu nome é uma homenagem ao Barão de Rio Branco, um dos personagens históricos do nosso país. A construção da região tem influências de colônias africanas e japonesas, contribuindo em tanto para a padronização e modernização do bairro.

 

Além de ser um bairro nobre da região central de Porto Alegre, o Rio Branco é muito bem localizado, sendo próximo de outros importantes bairros como o Bom Fim, Moinhos de Vento e Bela Vista. Também possui vias estratégicas como a Mostardeiro, Protásio Alves e Ramiro Barcelos que ligam para outras regiões da cidade.

 

O bairro também é conhecido por suas ruas arborizadas, grande circulação de pessoas e bicicletas como meio de transporte, além da proximidade com o Shopping Moinhos e Hospital Moinhos de Vento, Campus UFRGS, praça de Redenção e do supermercado Zaffari da rua Cabral.

 

Outro local importante do bairro, será inaugurado em breve, o Hillside, Empreendimento este planejado sob o conceito de sofisticação e modernidade, absorvendo o DNA do bairro. Saiba mais.

 

Opções de Lazer:

  • Clube Caixeiros Viajantes: tradicional clube da região que disponibiliza prática de várias modalidades de esporte, atividades recreativas e amplo salão de convivência;
  • Museu Bispo Isac Aço: conta com um acervo incrível sobre o patrimônio arquitetônico de Porto Alegre;
  • Parque Moinhos de Vento: o bairro é localizado próximo ao parque, um dos mais tradicionais da cidade para atividades físicas e recreativas;

 

 

2) Três Figueiras

Walkability: 91

 

O bairro Três Figueiras é conhecido por ser uma das regiões mais nobres de Porto Alegre. A origem do nome é devido a 3 grandes árvores características do bairro, de nome científico Ficus organensis, popularmente chamadas, Figueira.

 

É um bairro muito valorizado que possui um dos metros quadrados (m²) mais caros do país, graças a sua infraestrutura e área verde. A região é predominantemente residencial, com muitas moradias de alto padrão, além de próxima a locais importantes da cidade, como shoppings, praças e importantes vias, como a Avenida Carlos Gomes e Avenida  Dr. Nilo Peçanha.

 

Mesmo sendo um bairro com característica mais residencial, o Três Figueiras conta com uma infraestrutura privilegiadas, perto do shopping Iguatemi, do Bourbon Country e do Viva Open Mall; áreas de lazer como Praça Paris e Praça Joaquim Leite; e instituições de ensino como Anchieta, Farroupilha e Unisinos.

 

Lazer e gastronomia:

  • Feira Orgânica de Três Figueiras: alimentos orgânicos e frescos, a Feira acontece aos sábados próxima à Praça Desembargador La Hire Guerra;
  • Sushi By Cleber: restaurante japonês moderno e original que serve pratos asiáticos inovadores e contemporâneos;
  • Haus Burger Bar: hamburgueria gourmet que atende diversos gostos e estilos, em ambiente aconchegante;
  • Três Figueiras Tênis Clube: ampla estrutura com salão de festas, quadra de tênis e academia, além de restaurantes e espaço gourmet;
  • Localização: proximidade com Shopping Iguatemi, Bourbon Country e Viva Open Mall, nas imediações dos bairros Boa Vista e Chácara das Pedras.

 

 

3) Petrópolis

Walkability: 93

 

O Petrópolis, se apresenta como um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre, reconhecido por sua área verde, ruas arborizadas, empreendimentos de alto padrão misturados aos prédios de arquitetura tradicional. Uma combinação essencial que valoriza e dá charme a região.

 

O bairro Petrópolis é conhecido por ser um local calmo, com trânsito tranquilo, proporcionando conveniência, lazer e qualidade de vida aos moradores. Está á 15 minutos do centro de Porto Alegre e dentro de avenidas importantes da cidade, como Protásio Alves, Ipiranga e faz divisa com a Nilo Peçanha. Também faz divisa com os bairros Rio Branco, Bela Vista e Três Figueiras.

 

Além disso, uma novidade para o bairro é o empreendimento Botanique Résidence da construtora Melnick. Com uma área verde de 2.000m² de preservação com enorme variedade de plantas e animais,  enriquecendo a fauna e flora do condomínio. Com localização em frente ao Complexo Belvedere, um grande empreendimento que será construído na região, tendo em sua estrutura: duas torres comerciais, um shopping, além de áreas de convívio e lazer.

 

Confira algumas opções de lazer e gastronômicas:

  • Restaurante Pueblo: restaurante rústico com ambiente colorido, serve pratos mexicanos e espanhóis, com pimenta à parte, sendo bastante tradicional na região.
  • Parrilla Del Sur:parrilla uruguaia com várias opções de vinho para uma experiência de alto padrão e saborosa;
  • Complex Skatepark: ambiente com pista de skate e espaço para eventos e coworking, tendo também alternativas gastronômicas;
  • Opções de praças e parques: Parque Municipal Ararigbóia; Praça Mafalda Veríssimo; Praça André Forster; Praça Nações Unidas, entre outras. 

 

4) Menino Deus

Walkability: 95

 

O bairro está localizado na região Centro-Sul da cidade e é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Porto Alegre. A localização do bairro é privilegiada, perto do Rio Guaíba e, consequentemente, da Orla, shopping Praia de Belas e Parque Marinha do Brasil. 

 

Pode-se afirmar que o bairro se adapta a diversas rotinas e estilos de vida, pois sua infraestrutura privilegiada, proporciona conveniência, gastronomia, atividades esportivas, além de convívio social e de trabalho. Está localizado ao lado do Polo Jurídico de Porto Alegre e a 15 minutos do Centro Histórico. Sendo um local estratégico e vantajoso para quem tem uma agitada rotina de trabalho e compromissos, sem abdicar do lazer e conveniência. 

 

Atualmente, o Menino Deus, é um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre, sendo um alvo de investimentos públicos e privados, como a  Orla e conveniências provenientes dela, centros comerciais e novos empreendimentos residenciais. Como o Seen Menino Deus, localizado no coração do bairro com infraestrutura de um condomínio-clube .

https://conteudo.mvendas.com.br/seen-menino-deus?utm_source=blog&utm_campaign=seen_menino_deus_blog&utm_id=blog_alem_do_concreto

Dicas de lazer e gastronomia no Menino Deus:

  • Feira Ecológica do Menino Deus: tradicional feira na cidade que acontece aos sábados e quartas-feiras com produtos orgânicos e frescos, produzidos por pequenos agricultores da região;
  • 4Beer Menino Deus: para os apreciadores da vida boêmia e de uma boa cerveja artesanal, o 4Beer é uma ótima opção para curtir o melhor do bairro;
  • Grêmio Náutico Gaúcho: uma estrutura completa para prática esportiva com piscinas, ginásios, academia, quadras esportivas, hidromassagem, salão de festas, serviços de massagem, pilates, aulas de dança e eventos culturais;
  • Opções diversificadas de lazer, com o shopping Praia de Belas, Parque Marinha do Brasil, e o trecho 3 da Orla.

 

Após entender o walkability, pesquise o Walk Score do seu bairro e outras localidades. 

 

5) Boa Vista

Walkability: 93

 

O Boa Vista, é um bairro localizado na Zona Norte de Porto Alegre. É conhecido por ser cercado de quatro importantes avenidas de Porto Alegre: Carlos Gomes, Plínio Brasil Milano, João Wallig e Nilo Peçanha. Portanto, deslocamento e fluidez são características importantes do bairro.

 

Pela localização privilegiada, o Boa Vista é repleto de centros comerciais e serviços dos mais variados, além de também ter uma importante área residencial. 

 

Por ser um bairro de alto padrão, possui uma infraestrutura no mesmo nível, perto de locais de destaque, como o Shopping Iguatemi, Unisinos, Colégio Anchieta e Praça Japão.

 

Por ser um bairro nobre e relevante em aspectos de morar, conviver e investir, em breve será lançado o Nilo Square Garden, um empreendimento de alto padrão e infraestrutura de um resort urbano. Com opções para morar, trabalhar ou investir . Confira mais detalhes aqui.   

 

Lazer e gastronômia no Boa Vista

  • Shopping Iguatemi: Para muitos, o melhor shopping de Porto Alegre. Conta com mais de 300 lojas em amplo espaço e arquitetura moderna;
  • Bourbon Country: Além de lojas e serviços, abriga teatro, oito salas de cinema e um Hipermercado Bourbon;
  • Le Bistrot Gourmet: O espaço do bistrô serve versões gourmet de vários pratos da culinária brasileira e gaúcha. Conta com espaço bem-planejado e ambientação personalizada;
  • Praça Japão: área de 6 mil metros quadrados, a praça conta com equipamentos de recreação infantil, um espelho d’água e duas obras de arte do escultor Xico Stockinger, além de uma placa instalada em 1996 serve de homenagem às vítimas dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki;
  • Nilo Square Garden: A Melnick promove a campanha #ILOVEPOA. Uma  proposta de transformar as áreas de construção que ficariam temporariamente fechadas, em espaços de lazer abertos ao público. O Nilo Square Garden conta com uma área de 16 mil metros quadrados, com diversas opções gastronômicas como Dry Moments & Drinks, o Ruta, a Brooklyn Handcrafted, o E!Sucos, a Gianluca Zaffari e o Diego Andino, além de quadras de beach tennis e imensa área verde e de convivência.

 

6) Moinhos de Vento

Walkability: 100

 

Nessa relação de bairros, impossível não mencionar o bairro Moinhos de Vento, outro bairro muito tradicional e conhecido da capital. Localizado próximo da região central, é a combinação de prédios históricos, de alto padrão e áreas verdes, resultando em um ambiente clássico e moderno. Sendo um dos melhores bairros para se morar em Porto Alegre.

 

Além de ser um bairro de alto padrão, o Moinhos de Vento também é um bairro histórico. Parte da sua construção foi realizada pelos açorianos, que no passado se estabeleceram na região para plantar e moer trigo – justificando a arquitetura tradicional do bairro – que também conta com centros comerciais e diversas opções de lazer, gastronomia e cultura.

 

Outro ponto de destaque é o Hospital Moinhos de Vento, localizado dentro bairro e segundo a revista de negócios americana Newsweek, atualmente é o 3° melhor hospital do país. 

 

A acessibilidade e o trânsito do bairro é privilegiado com acesso a vias importantes da capital, como as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro e as avenidas Goethe e Independência.

 

As características deste tradicional bairro porto-alegrense, faz dele um dos mais desejados para viver.

 

Lazer e gastronomia

  • Moinhos Shopping: faz jus a característica alto padrão do bairro, é um shopping bem estruturado, tendo boas opções de lojas e serviços, também conta com restaurantes e salas de cinema;
  • Parque Moinhos de Vento:  aos finais de semana é comum ver famílias e jovens curtindo a natureza e tomando chimarrão;
  • Grêmio Náutico União: complexo de quadras e piscinas, sendo um dos centros de treinamento mais tradicionais de Porto Alegre. Há planos para sócios e não-sócios;
  • Thomas Pub: local ideal para diversão entre amigos, marcar um happy-hour, comer aperitivos e curtir as atrações do local;
  • Koh Pee Pee: restaurante tailandês com pratos clássicos apimentados e decoração temática, como budas, bambu e luminárias;
  • Sgt Peppers: bar refinado com ambientação rústica, conta com mezanino e boa música ao vivo.

 

 

7) Bom Fim

Walkability: 100

 

O histórico bairro Bom Fim, pode ser considerado um dos mais “queridinhos” de Porto Alegre, pelo fator histórico, mas também por ter uma grande diversidade cultural e artística e tendo um dos melhores walkabilitys da cidade.

 

Além de ser um bairro nobre da capital, possui um grande volume de empreendimentos residenciais e comerciais. Conta com uma ótima infraestrutura e acessos a vias importantes da capital, como as avenidas Osvaldo Aranha, José Bonifácio e Ramiro Barcelos. 

 

Outra característica importante do bairro é o fato de ser boêmio e intelectual, sendo comum ver nas ruas e comércios pessoas de todas as idades, artistas, estudantes e comunidades estrangeiras, como a Judaica. Essa diversidade do bairro, proporciona uma convivência rica e singular.

 

Outra importante vantagem são as variadas opções de lazer proporcionadas pela região. Esse local permite a prática de atividades físicas e esportes em um clima agradável, além de distração com a família e amigos na Redenção.

 

Lazer

  • Parque da Redenção: um dos locais mais famosos de Porto Alegre para práticas esportivas, convivência e lazer. Conta com uma área de 37,51 hectares, bem arborizada e com boas opções de gastronomia e comércios;
  • Auditório Araújo Viana: palco de diversos shows (inter)nacionais, espaço de assembleias e palestras de personalidades renomadas;
  • Brique da Redenção:  feira semanal ao ar livre, que funciona a cada domingo no canteiro central da avenida José Bonifacio. Possui espaços para 300 expositores de diversos artistas;

 

8) Bairro Bela Vista

Walkability: 93

 

Um dos bairros mais privilegiados de Porto Alegre, o Bela Vista se destaca por ter características de um lugar perfeito para viver: localizado em área nobre, conta com segurança, proximidade com centros comerciais e serviços essenciais, região arborizada e ainda com uma das vistas mais bonitas da cidade.

 

Outro privilégio é o deslocamento, pois o bairro é composto por avenidas importantes da cidade: Nilópolis, Carlos Gomes, Dr. Nilo Peçanha e fácil acesso à Avenida Protásio Alves.Também são várias as opções de lazer como as Praça da Encol, Gustavo Langsch e Praça Bela Vista, todas tradicionais do bairro. Proximidade com Hospital de Clínicas e São Lucas e de uma das principais universidades do país, a PUC-RS e a Unisinos.

 

Uma parceria entre a Melnick e o grupo Zaffari, lançará na região um empreendimento de altíssimo padrão, o Arte Cidade Nilo. Empreendimento que promete redefinir o conceito de morar com luxo, sofisticação e conveniência.

 

Serão apartamentos de 273 e 330m² divididos em 2 torres do mais alto padrão junto a uma praça suspensa e em cima de um dos complexos mais modernos do país, transformando a localização em uma smartcity. 

 

Lazer e gastronomia

  • Praça da Encol: uma das praças mais conhecidas de Porto Alegre e também uma das mais frequentadas. Possui mais de 20 mil metros quadrados, com diversas opções para esporte, lazer e convivência;
  • Pizzaria Pot Pourri: no estilo mais intimista, a requintada boutique de pizzaria conta com um com terraço ajardinado bastante convidativo para pizzas especiais de massa fininha e crocante;
  • Banca 43: sede do empório gourmet bem tradicional como o do Mercado Público do Centro Histórico de Porto Alegre, com destaque para o café servido pela chef Tuca Padilha;
  • Jean Pierre – Pâtisserie Et Boulangerie: experiência internacional,  servindo pães e doces tradicionais da Alemanha, Áustria e França, além de lanches no estilo gourmet;

 

Se você pensa em morar, alugar ou investir em algum empreendimento desses bairros, confira nosso post Comprar x alugar um imóvel para tomar a melhor decisão em momento oportuno. 

 

Faça o walk score de bairros e ruas de sua preferência aqui.

 

Nossa missão é trazer informações relevantes para você viver, conviver e investir cada vez melhor. Um conhecimento especializado que vai além do metro quadrado, que vai ALÉM DO CONCRETO.

Relacionados

Favoritos

Trabalhar

Quer receber nossos conteúdos e dicas semanalmente?

Inscreva-se ao lado e não perca nenhum conteúdo!